domingo, 13 de setembro de 2009

A diferença das bandas do Rock de outros estilos

É a predominancia de bandas ao em vez de seguir carreira solo, ate a decada de 50 normalmente as músicas eram "compostas" por artistas solos. Enquanto divas e tenores vindo da música classica alegraram as familias "cultas" a música popular era dominada por Crooners, cantores acompanhados por bandas e Bluesmen.
No Brasil viviamos uma situação parecida, no samba canção e na bolsa nova se notava claramente a centralização no cantor compositor. Mesmo no inicio da historia do Rock as bandas tambem não tiveram destaque, talvez por uma certa influencia direta com o Blues, na epoca existia uma maior valorização dos "showmen" eram vocalistas que, na maioria das vezes tocavam o instrumento de maior destaque da banda. Esses Showmen ocupavam a função de artistas autônomos que tinham na banda apenas um acompanhamento
Exemplo de artistas Showmen : Jerry, Lee lewis, Elvis Presley e Chuck Berry.
Somente na decada de 60 com a crescente e o amadurecimento do Rock surgiram as primeiras "bandas de Rock" como nos a conheçemos hoje. Ao mesmo tempo em que bandas como Rolling Stones, The Beatles e The Who consolidavam o formato banda, apontavam a possibilidade de uma marca "autoral" no Rock n`Roll.
Enquanto as orquestras Big Bands ou as banda da Motown eram encaradas como meros acompanhamentos para a voz de um cantor, assim as bandas de Rock passaram a procurar uma expressividade e uma marca autoral mesmo que em conjunto.
Poderia ser dificil diferenciar uma gravação do instrumento de Jerry Lee Lewis e Chuck Berry ou Little Richards, já a diferença entre uma gravação do Beatles e de Bob Dylan é facilmente notada.
As bandas de Rock geralmente são formadas de 3 a 5 componentes com a presença de um baixista 1 ou 2 guitarristas (pianista no inicio da historia do Rock) um baterista e o vocalista. Mas isso pode mudar de acordo com o genero ou subgenero ao qual a banda se filia, mas o nucleo central da banda dificilmente é mudado. A medida que o rock foi diluido na cultura de massa, o foramto banda tambem foi exportado para outros generos da musica popular como o Reagge e o Soul. Ao mesmo tempo que um cantor solo se tornava comum em versoes diluidas do Rock que e vendido hoje na prateleira de lojas classificado como "Pop" .
Com o delay (instrumento que tem como funçao criar um atraso eu relação ao sinal original) caracteristico nas outras partes do mundo o formato banda demorou um pouco mais para ser dominante, enquanto os Beatles ja começavam a sonhar, artistas como Rita Pavone na Itália e Cely Campelo no Brasil ainda fazim sucesso com suas versoes açucaradas de musicas amrerinas da decada de 50.
A musica popular Brasileira se apoia na figura de cantores e compositores como Tom Jobim, Jorge Ben Jor, Caetano Veloso e Gilberto Gil, apesar do apreciamento irregular de algumas bandas de sucesso durante as decadas de 60 e 70 como Os Incriveis Mutantes, Secos e Molhados e Novos Baianos. Na verdade as bandas so foram ter um peso significavel na musica Brasileira por volta da decada de 80 como Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Titãs e Legião Urbana que dominaram o cenario nacional por um certo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário